

Zé do Burro e sua mulher, Rosa, vivem em uma pequena propriedade a 42 quilômetros de Salvador. Um dia, o burro de estimação de Zé é atingido por um raio e ele acaba indo a um terreiro de candomblé, onde faz uma promessa à Santa Bárbara para tentar salvar o animal.
Com o restabelecimento do burro, Zé doa metade de seu sítio, para depois iniciar uma caminhada rumo à Salvador, carregando nas costas uma imensa cruz de madeira, a fim de pagar sua promessa. Ele e Rosa chegam a Salvador à noite, encontrando a igreja de Santa Bárbara fechada. Rosa acha que a cruz deve ser deixada ali, enquanto Zé quer cumprir a promessa e a colocar no interior da igreja.
Marly, uma prostituta, deixa o cabaré onde trabalha para Bonitão. Interessado em Rosa, Bonitão tenta seduzi-la, mas é por ela repelido. Ele a convida e a Zé do Burro para passarem a noite no hotel, mas este não aceita o convite. Rosa decide ir com Bonitão e terminam ficando no mesmo quarto.
Na manhã seguinte, Zé do Burro conversa com o padre sobre a sua promessa. O padre fica indignado, considerando-a uma blasfêmia. Na porta da igreja forma-se uma multidão, com tipos populares e um jornalista, incumbido de fazer uma reportagem. Rosa tenta convencer o marido a partir. O jornalista faz uma cobertura sensacionalista sobre a inusitada promessa.
Marly flagra Bonitão com Rosa e o acusa diante de Zé do Burro. Rosa justifica a traição como uma provação de Santa Bárbara. Bonitão consegue convencer a polícia a prender Zé por agitação social. Uma unidade de TV procura entrevistá-lo, enquanto pessoas tentam assediá-lo.
Rosa briga com Marly, quando procura Bonitão para intervir em favor de Zé, mas ele parte com a prostituta. A polícia chega para prendê-lo. Mestre Coca, um capoeirista, e o trovador de cordel, querem que ele fuja. Na confusão que se forma, Zé é atingido por disparos. O povo coloca Zé do Burro sobre a cruz e o levam para dentro da igreja, arrombando a porta. Rosa, sozinha na escadaria de acesso à igreja, segue a procissão de Santa Bárbara.
0 comentários:
Postar um comentário